A marca «Casa do Cerdedo» surgiu em 2004, para responder, em conformidade com a lei, à crescente procura do vinho produzido na exploração agrícola da casa da família Vaz, do lugar do Cerdedo, Roussas, Melgaço.
As características do terreno e o modo de produção – produção em regime de protecção integrada (respeito pela natureza), com diversidade das plantas envolventes e existentes na exploração – não permitem elevada produção de Kg de uva por ha, mas a qualidade do produto é de nível superior. Não por acaso, já em 1886, J. A Vieira (in Minho Pittoresco) escrevia: “é precioso o seu vinho verde de Barreiros” — parcela de 0,4 ha que integra a exploração.
Os antigos métodos de fabrico utilizados aliados às técnicas modernas, como a prensagem da uva inteira e a fermentação a temperatura controlada, permitem a produção de um vinho diferente e único.
A aposta é continuar a provar que, também em pequenas áreas, se pode ter uma empresa auto-sustentável, amiga do ambiente e que contribua para o embelezamento da paisagem.
Este site destina-se a pessoas com idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas, de acordo com a lei em vigor no país de acesso ao site.